PROJETO COPA DO MUNDO-2014

PROJETO COPA DO MUNDO-2014
TEMA: JOGANDO CONTRA O RACISMO
1-JUSTIFICATIVA
Em cumprimento a Lei 10.639/2003 e 11.645/2008, ressaltando o Parecer nº 03/2004 do CNE reafirmando que o fato de que a educação deve contribuir com a formação de cidadãos orgulhosos de seu pertencimento etnicorracial, qualquer que seja este, cujos direitos devem ser garantidos e cujas identidades devem ser valorizadas.
 O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Neste período de copa do mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre os países que irão jogar na copa, trabalhando também os temas transversais: Pluralidade Cultural, a história dos continentes, meio ambiente e cultura de cada povo.  Com o ato de racismo contra o jogador TINGA, ocorrido no jogo do Peru, sentimos a necessidade de refletirmos com os alunos as diferenças culturais e étnicas como elemento que enriquece a nação e nunca como fator de discriminação e inferioridade.
A Copa do Brasil tem como tema, Por um mundo sem armas, sem drogas, sem violência e sem racismo, nesse sentido, apresentamos o Projeto Jogando Contra o Racismo, onde oportunizaremos o debate sobre: as diferentes facetas do preconceito, do racismo e da discriminação que marca, nem sempre silenciosamente, a sociedade brasileira.
2-OBJETIVO GERAL:
  • Conhecer as várias etnias e culturas existentes nos continentes, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, idade, religião, classe social, nacionalidade e sexo.
  •  Trabalhar a interdisciplinaridade, através da copa do mundo 2014, como tema motivador para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, já que o futebol assumiu um enorme espaço na cultura brasileira.
  • Combater a violência das torcidas organizadas nos jogos da copa;
  • Compreender a violência como uma questão de saúde;

3-OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Identificar as cidades aonde vai se realizar os jogos da copa, analisando os aspectos naturais e culturais.
  • Identificar/pesquisar sobre os diversos idiomas, dos diversos países;
  • Identificar os grupos africanos que participarão da copa 2014;
  • Identificar aspectos culturais semelhantes entre os países da copa e o Brasil,
  • Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.
  • Conhecer a história das copas.
  • Identificar cada país e os dias que jogam
  • Pesquisar e debater o racismo e a violência ocorrida nos jogos;

4-METODOLOGIA
  • Aulas de informática no laboratório da escola para acompanhamento da copa;
  • Pesquisas orientadas; debates em sala, palestras, corrida Zumbi, construções coletivas de painéis, desfiles, exposições, filmes temáticos, danças, músicas, jogos e júri simulado;
  • Sensibilização: Mostrar fotos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.
Apresentação e estudo dos 32 Países participantes da copa 2014:
§  África do sul, México, Uruguai, França;
§  Argentina, Nigéria, Coreia do Sul;
§  Grécia, Inglaterra  , Estados Unidos;
§  Argélia, Eslovênia, Alemanha, Austrália;
§  Gana, sérvia, Holanda, Dinamarca;
§  Japão, Camarões, Itália, Paraguai;
§   Nova Zelândia, Eslováquia;
§  Brasil, Coreia do Norte, Costa do Marfim;
§  Portugal, Espanha, suíça, Honduras, Chile.

6-TEMAS TRANSVERSAIS
  • Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar usos e costumes de alguns países que nós brasileiros herdamos.
  • Pode-se pedir que os alunos definam racismo, preconceito e discriminação e criem situações dramatizando esses conceitos para os colegas.
  • Pedir aos alunos que tragam fotos de seus ídolos preferidos. Monte um mural com essas imagens. Verifique se há negros, orientais e representantes de diversas etnias. Avalie com a turma a porcentagem de ídolos brancos, negros e orientais. Quem tem mais destaque na TV?

7-MATEMÁTICA JOGO CALCULADO
  • São muitos os números envolvidos numa competição: pontos, gols, faltas, impedimentos... A Matemática oferece as ferramentas necessárias para a turma interpretar esses dados, ler tabelas e fazer projeções.
  • Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times;
  • Construção de tabelas das oitavas, quartas, semi e final da copa;
  • Identificação de formas geométricas no campo
  • Utilização de conhecimentos de geometria para entender as regras e as jogadas ensaiadas - que podem ser reproduzidas numa maquete
  • Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bicampeão).
  • Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semifinal e final.
  • Quantidade de jogadores num jogo de futebol.
  • Os reservas da seleção (função)
  • Promover a corrida Zumbi com a representação dos seguintes países definindo quilometragem do trajeto da corrida.
Brasil, Camarões, Suíça, Japão, Austrália ou os 32 países das oitavas de finais;

8-LÍNGUA PORTUGUESA
Poucos assuntos provocam tantas discussões acaloradas como o futebol. O domínio da língua portuguesa ajuda a construir argumentos coerentes e a expressar as ideias com mais clareza e confiança.
Sugestões de atividades:
  • Pesquisa de expressões futebolísticas que foram incorporadas ao nosso vocabulário: qual o significado original de cada uma dessas expressões e o uso que ela ganhou no idioma fora do contexto esportivo
  • Relatos de jogos assistidos;
  • Exercício coletivo de narração de uma partida de futebol;
  • Quais os idiomas oficiais e dialetos dos países da copa?
  • Pesquisar os troncos linguísticos;
  • Júri Simulado da FIFA sobre racismo  com base no caso Tinga;
  • Comparação da linguagem usada pelos locutores de rádio e televisão com o texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos
  • Exercícios para desenvolver a argumentação, habilidade fundamental em qualquer conversa.
  • Estudos das expressões e estereótipos que discriminam raça, religião, sexo e classe social.

9-LÍNGUA ESTRANGEIRA
Campeonatos mundiais colocam em contato gente das mais diversas nacionalidades. O conhecimento de outros idiomas possibilita comunicação com essas pessoas e acesso aos universos culturais dos quais eles fazem parte.
Sugestões de atividades:
  • Análise das expressões, imagens e gritos de guerra usados por torcedores das diferentes seleções.
  • Construir painéis com a diversidade linguística da copa;
  • Construir Glossário;
  • Busca em jornais e sites estrangeiros de notícias que falem sobre o desempenho do Brasil no maior torneio de futebol do planeta
  • Pesquisa sobre as origens do futebol na Inglaterra, pátria mãe da língua inglesa.

10-LANCES DO PASSADO
No Brasil, o futebol é mais que um esporte. É uma manifestação cultural - com uma história. Investigar suas raízes e transformações é uma forma de ampliar o olhar sobre ele e imprimir-lhe outros significados.
Sugestões de atividades:
  • Pesquisa sobre o continente mais pobre conflituoso e pobre que irá participar da copa;
  • Interpretação de charges que falem sobre a relação entre política e futebol
  • História das Copas
  • Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes)
  • Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários
  • Ídolos do futebol brasileiro e mundial tem algum negro em destaque?

11-GEOGRAFIA O MUNDO NUM ESTÁDIO
Sugestões de atividades:
  • Pesquisa sobre aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos do país-sede da Copa, para posterior comparação com os demais;
  • Confecção de um mapa com todos os países participantes da Copa, com destaque para o fuso horário de cada um. (o conceito de fuso horário);
  • A Copa também dá sentido ao mapa-múndi e a muitos nomes, fatos e conhecimentos geográficos e históricos como localizar no mapa mundi o continente americano;
  • Estudar a situação de vida dos jogadores negros brasileiros e suas comunidades;
  • Mapear os Quilombos comunidade e territórios negros;
  • Discutir os 05 continentes e características. Assistir o Vídeo do UNICEF Por Uma Infância Sem Racismo com Lázaro Ramos;
  • Discutir o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de cada país (saúde, habitação, educação e segurança, lazer e liberdades democráticas);
  • Discutir as formas de governo e organização política desses países da copa (capitalismo, socialismo, neoliberalismo e totalitarismo).

12-CIÊNCIAS EXPERIENCIAS DE CAMPO
  • Demonstração de como as informações de imagem e som viajam de um ponto a outro do planeta.
  • Pesquisa sobre os efeitos do doping e comparação com aditivos e suprimentos alimentares usados em academias.
  • Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas. O que é adrenalina? Quando ela é liberada?
  • Quais os seus efeitos? Quais os nutrientes necessários para um bom preparo físico?
  • A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso.
  • O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes;
  • Pesquisar sobre as doenças prevalentes na população negra (doenças falciformes, diabetes).
  • Pesquisar sobre o Plano Nacional de Saúde da População Negra/Brasil;
  • Pesquisar sobre o Programa Juventude Viva;
  • Analisar o genocídio da população negra pesquisando o mapa da violência 2013;
  • Compreender a violência como questão de saúde.

13-ARTES
  • O Brasil vive um momento de grande criatividade popular. Cabe ao professor estimular a turma a produzir e interpretar as manifestações visuais encontradas nos estádios.
  • Confeccionar o Mural étnico/racial da Copa por continentes.
  • Estudo dos brasões e símbolos das seleções, com origem, influências estéticas, cores e formas utilizadas.
  • Pesquisa de obras artísticas sobre o futebol (Cândido Portinari, um dos nossos maiores pintores, retratou um grupo de meninos disputando pelada em sua cidade natal "Futebol em Brodósqui").
  • Interpretação de letras de músicas e gritos de guerra cantados pelas torcidas.
  • Música de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol.
§  Pedir que pesquisem sobre a última copa ( qual continente quem foi campeão e musica) 
§  Desfile com vestimentas e culturas de todos os pais;

14- HISTÓRIA
§  Registro da história não contada dos jogadores negros brasileiros (Garrincha, Tinga, Neymar, Ronaldinho, Romário e outros) tais como: remanescentes de quilombos, comunidades e territórios negros urbanos e rurais;
§  Tratar a história da África numa perspectiva positiva, destacando o papel dos anciãos e dos Griots como guardião da memória histórica: a história da ancestralidade e religiosidade africana; - aos núbios a aos egípcios, como civilizações que contribuíram para o desenvolvimento da humanidade.
§  Levantar os nomes dos Griots (contadores de história) da sua comunidade;

§  Qual a visão de mundo na cultura africana e afrodescendente (o ancião a corporeidade e ancestralidade).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5º PRÊMIO ACREANO DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

IV Prêmio Acreano de Educação das Relações Étnico-Raciais

ELEIÇÃO PARA COORDENAÇÃO DO FPEER/AC - BIÊNIO 2023/2024