7º PRÊMIO ACREANO DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

 






7º PRÊMIO ACREANO DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA 


APRESENTAÇÃO

    O Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do Estado do Acre – FPEER/AC, no uso de suas atribuições legais, composto pelas seguintes instituições: Associação de Mulheres Negras do Acre – AMNA/AC; Conselho Estadual de Educação – CEE/AC; Secretaria de Educação do Município de Rio Branco – SEME/RBR/AC; Secretaria de Educação e Esporte do Estado do Acre – SEE/AC; União dos Dirigentes Municipais de Educação do Acre – UNDIME/AC; Universidade Federal do Acre – UFAC, Instituto Federal do Acre – IFAC; Centro Universitário UNINORTE; resolve tornar pública a realização do 7º Prêmio Acreano de Educação das Relações Étnico-Raciais – ERER para a Educação Básica, e convidar para inscrições, mediante as regras estabelecidas neste edital.

    O Prêmio Acreano de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica é uma iniciativa do Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do Estado do Acre, por meio de suas instituições, que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores(as), técnicos(as) e gestores(as) de instituições de ensino de Educação Básica que contribuem para a promoção da igualdade racial nas escolas.

    O Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial é uma instituição não-governamental, criada no Estado do Acre em 2008, composto por diversas instituições ligadas à Educação, com o objetivo de acompanhar e apoiar a implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) de 1996, em seu artigo 26-A, que obriga o ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na Educação Básica, e 79-B.

    Com 22 anos de existência da lei 10.639/2003, que obrigada o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira em todo o currículo escolar e 17 anos de existência da Lei 11.645/2008 supracitadas, bem como da criação deste Fórum, é muito provável que muitas escolas já tenham inserido em seu cotidiano conteúdos e metodologias que combatam o racismo. Por isso este edital é um convite aos(às) professores(as), técnicos(as) e gestores(as) que já desenvolvem em seu fazer pedagógico ações que promovem igualdade racial a se inscreverem para participarem não apenas de uma seleção ou de uma mera competição, mas para apresentarem seus trabalhos e, assim, dar visibilidade e ainda inspirar outros profissionais da educação a também adotarem práticas pedagógicas antirracistas.






ENTREGA DO 7º PRÊMIO ACREANO DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL PARA
A EDUCAÇÃO BÁSICA E SOCIALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS A PARTIR DO
"SEMINÁRIO - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PARA
AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA REDE ESTADUAL E MUNICIPAL
DE EDUCAÇÃO"

Sob coordenação: Profa. Ma. Queila Batista, Profa. Esp. Goreth da Silva e Profa. Esp. Maria Herlenice Brito

Na manhã e tarde do dia 13 de novembro de 2025, aconteceu o II Seminário de Práticas Pedagógicas na Educação para as Relações Étnico-Raciais na rede estadual e municipal de ensino, integrando a programação da 11° Semana em Favor da Igualdade Racial da Universidade Federal do Acre e do 8° Novembro Negro do Neabi(Ufac). Coordenado pela Profa. Ma. Queila Batista, Profa. Esp. Goreth da Silva e Profa. Esp. Maria Herlenice Brito, o encontro reuniu educadoras e educadores comprometidos na partilha de experiências, pesquisas e práticas potentes voltadas ao fortalecimento de uma educação verdadeiramente antirracista. As apresentações ressaltaram o papel transformador da escola na promoção da equidade racial e na construção de espaços democráticos e inclusivos.✊🏾 Seguimos firmes e convidamos todas e todos a continuarem participando das atividades ao longo deste mês dedicadas ao racismo.

                          Imagens da realização do Seminário                                      Fonte: Neabi/Ufac (2025)

 Imagens das apresentações do seminário pela parte da manhã

    Fonte: Neabi/Ufac (2025)

 Imagens das apresentações do seminário pela parte da tarde

   Fonte: Neabi/Ufac (2025)

Na tarde ainda do dia 13 de novembro de 2025, ocorreu o 7° Prêmio Acreano de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica, integrando a programação do 8° Novembro Negro e da 11° Semana em Favor da Igualdade Racial da Universidade Federal do Acre. Coordenado pelas Profa. Ma. Queila Batista, Profa. Esp. Goreth da Silva e Profa. Esp. Maria Herlenice Brito, o evento celebrou ações pedagógicas que vêm fortalecendo ao racismo e ampliando o compromisso com a igualdade racial nas escolas das redes estadual e municipal. As apresentações foram potentes, inspiradoras e reafirmaram o papel transformador da Educação Antirracista. 

 Imagens da solenidade de abertura de entrega do 7° Prêmio




   Fonte: Neabi/Ufac (2025)

Tivemos a alegria de premiar três iniciativas de destaque:

🏅 Categoria Professor(a): Liliane Bezerra da Silva (Escola Estadual Presbiteriana João Calvino) - "Clube de Leitura JC (a prática do amor e a educação: o clube do livro da escola)". 

Fonte: Neabi/Ufac (2025)

🏅Categoria Técnico(a)/Assessor(a) Pedagógico(a): Nairy Rodrigues de Oliveira (Núcleo de Representação da SEE em Brasiléia) - "I Feira Ubuntu: Celebrando a Consciência Negra e Promovendo uma Educação Antirracista".

Fonte: Neabi/Ufac (2025)

🏅 Categoria Gestor(a): Irismar Severino da Silva Fernandes (Escola Municipal Bom Jesus) - "Terezas do Brasil" . Infelizmente não houve registros desse momento devido a ausência do premiado.


Um momento de celebração, reconhecimento e fortalecimento da luta por uma educação que respeita, valoriza e promove a diversidade. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IV Prêmio Acreano de Educação das Relações Étnico-Raciais

6º PRÊMIO ACREANO DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA