3ª OFICINA DE JOGOS MATEMATICOS
3ª OFICINA DE JOGOS
MATEMATICOS PROMOVIDA PELO FPEER/AC E SEME
Aconteceu dia 16/05/2012 no auditório da Escola
Humberto Soares a 3ª Oficina de Jogos Matemáticos promovida pelo Fórum de
Educação Étnico- Racial do Acre, em parceria com a SEME. Dessa vez a oficina
trabalhou com educadores da rede municipal de Rio Branco e uma escola
particular. O objetivo da oficina é mostrar aos educadores como ajudar os
alunos que mais precisam de reforço em matemática através dos jogos. Brincando
e de forma lúdica as crianças vão desenvolvendo o raciocínio lógico e
habilidades necessárias para o aprendizado mais formal. A oficina mostra ainda
a preocupação que se deve ter em aproveitar os conhecimentos que as crianças trazem
de casa, as experiências do cotidiano para exercitar os cálculos matemáticos. Aliás,
essa é a teoria hoje denominada de Etnomatemática.
Nessa oficina foram trabalhados dois jogos
africanos Mancala e o Yoté: um jogo indígena que é o Jogo da Onça e o Xadrez.
Essa atividade é uma das formas de
implementação das leis 10.639 e 11.645 que devem ser trabalhadas em todas as
escolas. Com esses jogos além dos benefícios na aprendizagem de matemática, contribui
para uma melhor socialização de crianças de todas as etnias e apresenta e
valoriza a cultura africana e indígena.
Os professores não tiveram dificuldade
em aprender os jogos Mancala, Yoté e Jogo da Onça. Mas o tempo ainda foi
insuficiente para o aprendizado total do XADREZ, por esse motivo o FPEER/AC
estará trabalhando a continuidade desses jogos toda 4ª feira à tarde na
Federação de Xadrez situada no Canal da Maternidade perto da Escola Salgado
Filho. As escolas que tiverem interesse em dominar o jogo de xadrez devem
buscar esse horário com o Professor Luiz Carlos membro do FPEER e também da
Federação de Xadrez.
Para esse ano ainda está prevista a
oficina de sensibilização a música afro brasileira que será realizada dia 06/06
na Escola de Música, situada no Tucumã.
Rio Branco, 17/05/2012.
Almerinda Cunha
Coordenadora do
FPEER/AC.
Comentários
Postar um comentário