PROJETO COPA DO MUNDO-2014
PROJETO
COPA DO MUNDO-2014
TEMA:
JOGANDO CONTRA O RACISMO
1-JUSTIFICATIVA
Em
cumprimento a Lei 10.639/2003 e 11.645/2008, ressaltando o Parecer nº 03/2004
do CNE reafirmando que o fato de que a educação deve contribuir com a formação
de cidadãos orgulhosos de seu pertencimento etnicorracial, qualquer que seja
este, cujos direitos devem ser garantidos e cujas identidades devem ser
valorizadas.
O
futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Neste período de copa do
mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido
às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre os países que irão jogar na
copa, trabalhando também os temas transversais: Pluralidade Cultural, a
história dos continentes, meio ambiente e cultura de cada povo. Com o ato
de racismo contra o jogador TINGA, ocorrido no jogo do Peru, sentimos a
necessidade de refletirmos com os alunos as diferenças culturais e étnicas como
elemento que enriquece a nação e nunca como fator de discriminação e
inferioridade.
A
Copa do Brasil tem como tema, Por um mundo sem armas, sem drogas, sem
violência e sem racismo, nesse sentido,
apresentamos o Projeto Jogando Contra o Racismo, onde oportunizaremos o debate sobre: as diferentes facetas do preconceito, do
racismo e da discriminação que marca, nem sempre silenciosamente, a sociedade
brasileira.
2-OBJETIVO
GERAL:
- Conhecer as várias etnias e culturas existentes
nos continentes, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação
baseada em diferenças de raça, idade, religião, classe social,
nacionalidade e sexo.
- Trabalhar
a interdisciplinaridade, através da copa do mundo 2014, como tema
motivador para desenvolver os conhecimentos e as competências
curriculares, já que o futebol assumiu um enorme espaço na cultura brasileira.
- Combater a violência das torcidas organizadas
nos jogos da copa;
- Compreender a violência como uma questão de
saúde;
3-OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Identificar as cidades aonde vai se realizar os
jogos da copa, analisando os aspectos naturais e culturais.
- Identificar/pesquisar sobre os diversos idiomas,
dos diversos países;
- Identificar os grupos africanos que
participarão da copa 2014;
- Identificar aspectos culturais semelhantes
entre os países da copa e o Brasil,
- Conhecer, valorizar e divulgar as diversas
culturas.
- Conhecer a história das copas.
- Identificar cada país e os dias que jogam
- Pesquisar e debater o racismo e a violência
ocorrida nos jogos;
4-METODOLOGIA
- Aulas de
informática no laboratório da escola para acompanhamento da copa;
- Pesquisas
orientadas; debates em sala, palestras, corrida Zumbi, construções
coletivas de painéis, desfiles, exposições, filmes temáticos, danças,
músicas, jogos e júri simulado;
- Sensibilização:
Mostrar fotos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.
Apresentação
e estudo dos 32 Países participantes da copa 2014:
§ África do sul, México, Uruguai,
França;
§ Argentina, Nigéria, Coreia do
Sul;
§ Grécia, Inglaterra , Estados
Unidos;
§ Argélia, Eslovênia, Alemanha,
Austrália;
§ Gana, sérvia, Holanda, Dinamarca;
§ Japão, Camarões, Itália, Paraguai;
§ Nova Zelândia, Eslováquia;
§ Brasil, Coreia do Norte, Costa do
Marfim;
§ Portugal, Espanha, suíça, Honduras,
Chile.
6-TEMAS TRANSVERSAIS
- Pluralidade
cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar usos e costumes
de alguns países que nós brasileiros herdamos.
- Pode-se
pedir que os alunos definam racismo, preconceito e discriminação e criem
situações dramatizando esses conceitos para os colegas.
- Pedir
aos alunos que tragam fotos de seus ídolos preferidos. Monte um mural com
essas imagens. Verifique se há negros, orientais e representantes de
diversas etnias. Avalie com a turma a porcentagem de ídolos brancos,
negros e orientais. Quem tem mais destaque na TV?
7-MATEMÁTICA
JOGO CALCULADO
- São muitos os números envolvidos numa
competição: pontos, gols, faltas, impedimentos... A Matemática oferece as
ferramentas necessárias para a turma interpretar esses dados, ler tabelas
e fazer projeções.
- Construção de gráficos para avaliar a evolução
dos times;
- Construção de tabelas das oitavas, quartas,
semi e final da copa;
- Identificação de formas geométricas no campo
- Utilização de conhecimentos de geometria para
entender as regras e as jogadas ensaiadas - que podem ser reproduzidas
numa maquete
- Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado
da palavra Penta (bem como tetra, tri, bicampeão).
- Significado dos termos: oitavas de final,
quartas de final, semifinal e final.
- Quantidade de jogadores num jogo de futebol.
- Os reservas da seleção (função)
- Promover a corrida Zumbi com a representação
dos seguintes países definindo quilometragem do trajeto da corrida.
Brasil, Camarões, Suíça, Japão, Austrália ou os 32
países das oitavas de finais;
8-LÍNGUA
PORTUGUESA
Poucos assuntos provocam tantas discussões
acaloradas como o futebol. O domínio da língua portuguesa ajuda a construir
argumentos coerentes e a expressar as ideias com mais clareza e confiança.
Sugestões
de atividades:
- Pesquisa de expressões futebolísticas que foram
incorporadas ao nosso vocabulário: qual o significado original de cada uma
dessas expressões e o uso que ela ganhou no idioma fora do contexto
esportivo
- Relatos de jogos assistidos;
- Exercício coletivo de narração de uma partida
de futebol;
- Quais os idiomas oficiais e dialetos dos países
da copa?
- Pesquisar os troncos linguísticos;
- Júri Simulado da FIFA sobre racismo com base no caso Tinga;
- Comparação da linguagem usada pelos locutores
de rádio e televisão com o texto escrito nos jornais e nas revistas para
descrever os jogos
- Exercícios para desenvolver a argumentação,
habilidade fundamental em qualquer conversa.
- Estudos das expressões e estereótipos que
discriminam raça, religião, sexo e classe social.
9-LÍNGUA ESTRANGEIRA
Campeonatos mundiais colocam em contato gente das
mais diversas nacionalidades. O conhecimento de outros idiomas possibilita
comunicação com essas pessoas e acesso aos universos culturais dos quais eles
fazem parte.
Sugestões de atividades:
- Análise das expressões, imagens e gritos de
guerra usados por torcedores das diferentes seleções.
- Construir painéis com a diversidade linguística
da copa;
- Construir Glossário;
- Busca em jornais e sites estrangeiros de
notícias que falem sobre o desempenho do Brasil no maior torneio de
futebol do planeta
- Pesquisa sobre as origens do futebol na
Inglaterra, pátria mãe da língua inglesa.
10-LANCES
DO PASSADO
No
Brasil, o futebol é mais que um esporte. É uma manifestação cultural - com uma
história. Investigar suas raízes e transformações é uma forma de ampliar o
olhar sobre ele e imprimir-lhe outros significados.
Sugestões de atividades:
- Pesquisa sobre o continente mais pobre conflituoso
e pobre que irá participar da copa;
- Interpretação de charges que falem sobre a
relação entre política e futebol
- História das Copas
- Curiosidades sobre a vida das pessoas do país
onde ocorre a Copa. (usos e costumes)
- Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do
Brasil bem como seus adversários
- Ídolos do futebol brasileiro e mundial tem
algum negro em destaque?
11-GEOGRAFIA
O MUNDO NUM ESTÁDIO
Sugestões
de atividades:
- Pesquisa sobre aspectos físicos, sociais,
econômicos e humanos do país-sede da Copa, para posterior comparação com
os demais;
- Confecção de um mapa com todos os países participantes
da Copa, com destaque para o fuso horário de cada um. (o conceito de fuso
horário);
- A Copa também dá sentido ao mapa-múndi e a
muitos nomes, fatos e conhecimentos geográficos e históricos como
localizar no mapa mundi o continente americano;
- Estudar a situação de vida dos jogadores negros
brasileiros e suas comunidades;
- Mapear os Quilombos comunidade e territórios
negros;
- Discutir
os 05 continentes e características. Assistir o Vídeo do UNICEF Por Uma
Infância Sem Racismo com Lázaro Ramos;
- Discutir
o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de cada país (saúde, habitação,
educação e segurança, lazer e liberdades democráticas);
- Discutir
as formas de governo e organização política desses países da copa (capitalismo,
socialismo, neoliberalismo e totalitarismo).
12-CIÊNCIAS EXPERIENCIAS DE CAMPO
- Demonstração de como as informações de imagem e
som viajam de um ponto a outro do planeta.
- Pesquisa sobre os efeitos do doping e
comparação com aditivos e suprimentos alimentares usados em academias.
- Estudo do funcionamento do corpo dos atletas
durante as partidas. O que é adrenalina? Quando ela é liberada?
- Quais os seus efeitos? Quais os nutrientes
necessários para um bom preparo físico?
- A saúde: alimentação, prática de esportes, o
condicionamento físico, saúde mental, o repouso.
- O fumo e o álcool: são incompatíveis com a
prática de esportes;
- Pesquisar sobre as doenças prevalentes na
população negra (doenças falciformes, diabetes).
- Pesquisar sobre o Plano Nacional de Saúde da
População Negra/Brasil;
- Pesquisar sobre o Programa Juventude Viva;
- Analisar o genocídio da população negra
pesquisando o mapa da violência 2013;
- Compreender a violência como questão de saúde.
13-ARTES
- O Brasil vive um momento de grande criatividade
popular. Cabe ao professor estimular a turma a produzir e interpretar as
manifestações visuais encontradas nos estádios.
- Confeccionar o Mural étnico/racial da Copa por
continentes.
- Estudo dos brasões e símbolos das seleções, com
origem, influências estéticas, cores e formas utilizadas.
- Pesquisa de obras artísticas sobre o futebol
(Cândido Portinari, um dos nossos maiores pintores, retratou um grupo de
meninos disputando pelada em sua cidade natal "Futebol em
Brodósqui").
- Interpretação de letras de músicas e gritos de
guerra cantados pelas torcidas.
- Música de copas anteriores, músicas que abordam
o tema futebol.
§ Pedir que pesquisem sobre a última copa ( qual
continente quem foi campeão e musica)
§ Desfile com vestimentas e culturas de todos os pais;
14- HISTÓRIA
§ Registro
da história não contada dos jogadores negros brasileiros (Garrincha, Tinga,
Neymar, Ronaldinho, Romário e outros) tais como: remanescentes de quilombos,
comunidades e territórios negros urbanos e rurais;
§
Tratar a história da África numa perspectiva positiva,
destacando o papel dos anciãos e dos Griots como guardião da memória histórica:
a história da ancestralidade e religiosidade africana; - aos núbios a aos
egípcios, como civilizações que contribuíram para o desenvolvimento da
humanidade.
§
Levantar os nomes dos Griots (contadores de
história) da sua comunidade;
§ Qual
a visão de mundo na cultura africana e afrodescendente (o ancião a corporeidade
e ancestralidade).
Comentários
Postar um comentário