5º PRÊMIO ACREANO DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA



O Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do Estado do Acre – FPEER/AC, no uso de

uso de suas atribuições legais, composto pelas seguintes instituições: Associação de Mulheres

Negras do Acre – AMNA/AC; Conselho Estadual de Educação – CEE/AC; Secretaria de

Educação do Município de Rio Branco – SEME/RBR/AC; Secretaria de Educação e Esporte do

Estado do Acre – SEE/AC; União dos Dirigentes Municipais de Educação do Acre –

UNDIME/AC; Universidade Federal do Acre – UFAC, Instituto Federal do Acre – IFAC; Centro

Universitário UNINORTE; resolve tornar pública a realização do 5º Prêmio Acreano de

Educação das Relações Étnico-Raciais – ERER para a Educação Básica, e convidar para

inscrições, mediante as regras estabelecidas neste edital. 


O Prêmio Acreano de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica é uma

iniciativa do Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do Estado do Acre, por meio de

suas instituições, que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores(as),

técnicos(as) e gestores(as) de instituições de ensino de Educação Básica que contribuem para a

promoção de igualdade racial nas escolas.


O Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial é uma instituição não-governamental, criada

no Estado do Acre em 2008, composto por diversas instituições ligadas à Educação, com o

objetivo de acompanhar e apoiar a implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que

modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) de 1996, em seu artigo

26-A, que obriga o ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na Educação

Básica, e 79-B.


Com 20 anos de existência da lei 10.639/2003, que obrigada o ensino de história e cultura

africana e afro-brasileira em todo o currículo escolar e 15 anos de existência da Lei 11.645/2008

supracitadas, bem como da criação deste Fórum, é muito provável que muitas escolas já tenham

inserido em seu cotidiano conteúdos e metodologias que combatam o racismo. Por isso este

edital é um convite aos(às) professores(as), técnicos(as) e gestores(as)  que já desenvolvem em

seu fazer pedagógico ações que promovem igualdade racial a se inscreverem para participarem

não apenas de uma seleção ou de uma mera competição, mas para apresentarem seus trabalhos

e, assim, dar visibilidade e ainda inspirar outros profissionais da educação a também adotarem

práticas pedagógicas antirracistas.


Edital do 5° Prêmio Acreano de Educação Étnico-Racial para a Educação Básica


Formulário de Inscrição


Resultado das inscrições


É com muita satisfação que a Comissão de Organização do 5° Prêmio Acreano de Educação das Relações Étnico-Raciais, organizado pelo Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do Estado do Acre divulga o resultado dos candidatos aprovados e aptos para receberem a premiação oferecida. 

A premiação será entregue no dia 20/11/2023, de 14h às 18h, no Auditório Tadeu Mello - Centro de Convenções. Parabéns aos aprovados pela luta em defesa de uma educação antirracista.

RESULTADO AQUI


Entrega do 5° Prêmio Acreano de  Educação das

Relações Étnico-Raciais para a Educação 

Básica pelo Fórum Permanente de Educação 

Étnico-Racial do Estado do Acre 

                      Entrega do 5° Prêmio Acreano de  Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica


O Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do Acre (FPEER/AC), realizou nesta segunda-feira (20/11), a cerimônia de entrega do 5° Prêmio Acreano de  Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica. Este prêmio tem o objetivo de dar visibilidade às práticas pedagógicas de enfrentamento ao racismo no espaço escolar. 
Nesta edição, foram 10 premiades, que na tarde do dia 20/11/2023, compartilharam conosco suas experiências tão potentes na construção da educação antirracista de nosso estado.
Confira as práticas:

























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

6º PRÊMIO ACREANO DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

IV Prêmio Acreano de Educação das Relações Étnico-Raciais